A banana verde é rica em amido resistente* , vitaminas (C, A, B1, B2) e minerais. Quando cozida desta forma (receita em baixo), aumenta o seu potencial e como não é digerida no estômago, torna-se numa fibra que serve de alimento às bactérias “boas” dos nossos intestinos. Regula o funcionamento intestinal, aumenta a imunidade, promove o controle da glicémia, colesterol e saciedade. Beneficia a saúde em geral. Este é um prebiótico que pode ser adicionar em várias preparações. A biomassa de banana verde – BBV é um puré neutro (não tem gosto a banana), não é doce nem tem nenhum sabor em especial, o que o torna muito versátil podendo ser usado como ingrediente funcional em molhos, maionese, em pães, bolos, trufas…
Cá em casa usamos a BBV para espessar molhos (bolonhesas…), juntamos nas sopas/cremes de vegetais, fazemos umas trufas deliciosas e uma maionese divinal. Há sempre um frasquinho no frigorífico para adicionar a vários preparados.
Façam as vossas experiências e tenham um Inverno saboroso e com melhor imunidade 😉
Receita:
12 bananas mesmo mesmo verdes
Procedimento:
1.Lave bem as bananas verdes com casca.
2.Ferva água na panela de pressão e coloque as bananas verdes com casca, de forma a que estejam cobertas.
3.Feche a panela e coza durante 8 minutos;
4.Quando cozidas, retire-as da panela, retire a polpa da casca (se as bananas forem de origem biológica pode manter a casca) e triture tudo ainda quente;
5.Se pretender ter uma base mais líquida, junte um pouco mais de água e volte a triturar.
6.Reserve a biomassa em frascos de vidro no frigorífico (3-5 dias) ou congele (3 meses).