receitas e Conteudos

Refeições #3, Paleo Kids: aprovados e comidos em minutos!

IMG_6672

(esquerda: pastéis de batata doce e bacalhau; grelos e puré de cenoura, pastinaca e abóbora)

Por vezes é um desafio fazer as crianças comer de forma saudável. Há as embirrações comuns com certos vegetais, texturas, sabores, cores… Tenho feito muitas experiências e concluído algumas coisas com os meus miúdos, que têm gostos muito diferentes entre si e vou ajustando e contornando as dificuldades em os pôr a comer de forma saudável.

O mais novo (1 ano) é o mais fácil, gosta de quase tudo, por ter mais apetite e porque desde cedo experimenta de tudo. Adora abacate, ovo, fruta. O mais velho (3 anos), tem menos apetite e é mais pastelão, logo é maior o desafio para que coma novidades. Daquilo que tenho aprendido com eles, deixo umas dicas:

-Se eles cozinharem ou virem como se faz o jantar têm mais curiosidade e aceitam melhor os alimentos. Se cozinharem connosco e participarem no processo, mais facilmente experimentam tudo, mesmo que depois digam que não gostam muito de algo;

-Se houver texturas mais diversificadas e principalmente crocantes, apreciam mais;

-Se puderem comer com as mão, a experiência é mais estimulante;

-Quando cozinho vegetais, faço salteados (para ficarem com mais textura), uso óleo de coco (sabor mais neutro que o azeite) e no final coloco umas pedrinhas de flor de sal (intensifico o sabor dos vegetais, tornando-os mais saborosos que a proteína do prato, porque essa sei que apreciam sempre mais);

-A fruta fresca a acompanhar o prato, acham piada e podem ir petiscando, tipo “limpa” palato e funciona bem;

-quanto mais cedo e frequente for a existência de vegetais densos às refeições (e excluindo da base diária as massas e o arroz), tenho notado que mais se interessam por outro alimentos.

Refeições Paleo do 1 aos 3 anos:

IMG_8398

No prato (da Re-Play que adoramos): puré de legumes (batata doce, abóbora, cenoura e curgete); carne à bolonhesa e ovinhos de codorniz estrelados.

IMG_4911

(Souflé de pescada com batata doce roxa, puré de legumes (abóbora, batata doce e cenoura)

 IMG_8154

Pastéis de atum e batata doce (receita em “30 Dias para Mudar de Vida, Detox Paleo; Dia4, R#3); puré de cenoura, curgete; pêra descascada.

SAMSUNG CSC

Puré de pastinaca, batata doce laranja e cenoura; legumes salteados em óleo de coco (alho francês, brócolos, cenoura, feijão verde); ovos de codorniz e morangos.

 

IMG_3906

Puré de espinafres, brócolos e batata doce; salmão no forno com citrinos e tomatinhos cereja.