O que fazer com morangos maduros, framboesas murchas e maçãs ratadas pelos mini, que repousam no frigorífico?
Acontece muito aqui por casa, haver fruta a passar do ponto. Ou porque compramos em grande quantidade e faço mal os cálculos, ou porque os mais pequenos têm vontades e a meio, passa-lhes a fome. Resultado, o nosso frigorífico por vezes parece um depósito de kunamis.
Como tenho muitas vezes vontades que funcionam por vaipes, semanas e semanas que só me apetece uma determinada coisa repetidamente, temos andado nisto, “iogurtes” de fruta e coco. Chamo-lhes iogurtes pela textura, mas na realidade não são fermentados. A textura cremosa com que ficam permite-me fazer pequenos almoços frescos mesmo com a fruta a passar do ponto. Parece uma contradição, mas sabem mesmo bem!
Para estes “iogurtes” de fruta e coco, faço o seguinte; misturo a fruta mais passada, normalmente frutos vermelhos, com o leite de coco e utilizo a varinha mágica para obter um creme homogéneo. Junto sementes de chia e misturo bem com colher. Coloco em frascos de vidro que vou reservando e descansam no frio durante a noite (para as sementes de chia terem tempo de hidratar e transformar a textura deste manjar). No dia seguinte deliciamo-nos com estes frascos de coisas boas.
Nesta fotografia e como snack, juntei pistácios e a maçã ratada, cortada com mandolina em tirinhas e um toque de canela em pó.
Ingredientes para “Iogurte” de Coco e Frutos Vermelhos:
750g de frutos vermelhos (morangos, framboesas, mirtilos, frescos ou congelados)
400g de leite de coco
mel biológico a gosto (opcional)
40g sementes de chia