receitas e Conteudos

Porquê um Detox30Dias?

Detox é um processo de desintoxicação, é um conjunto de diversas estratégias, neste caso principalmente através da alimentação, para ajudar o nosso corpo a funcionar melhor e eliminar toxinas. Além do emagrecimento, o detox melhora os sintomas de hipersensibilidade, proporciona mais energia, vitalidade, bem-estar, e o mais importante, promove uma mudança no estilo de vida, motivada pelas melhorias sentidas durante este período que proponho de 30 dias.

A nossa relação com o que comemos tem muito de emocional.

Muitas vezes, usamos os alimentos como forma de compensação de estados de espírito. Mudarmos hábitos de conforto, que fazem parte das nossas rotinas, não e tarefa fácil! Este não e mais um detox, é apenas o inicio de um novo estilo de vida, com mudanças não só alimentares, mas na qualidade de vida e estado de espírito. Quando nos sentimos bem, temos vontade de fazer mais coisas, e é isso que este regime traz para a nossa vida: vontade de mudarmos e mais acção!

Recomendo que, assim que se manifestar o interesse por este regime mais consciente, o primeiro passo seja este plano de eliminação ou detox. E importante seguir as regras e directivas do regime aqui descrito, como forma de reeducação do organismo e como ajuda para quebrar as ligações emocionais à comida.

Não devemos pensar nos 30 dias de detox como uma dieta para perder uns quilinhos… São antes 30 dias para nos redescobrirmos e conhecermos, sem dependências emocionais em relação ao que comemos. 30 dias para voltar a estar em contacto com alimentos bons, desintoxicar o organismo, absorver ao máximo as vitaminas e os sais minerais dos alimentos, voltar aos princípios básicos de uma alimentação equilibrada e escolhendo conscientemente o que comemos.

Não se trata de uma dieta para passar fome, é até natural que se coma em maior quantidade. O objectivo principal e a desintoxicação dos radicais livres produzidos pelo excessivo consumo de açucares simples e dos efeitos negativos do glúten, a estabilização dos níveis de insulina, da saciedade e a absorção máxima de nutrientes.

Este plano de detox funciona como um “abrir de olhos” sobre o que comemos e sobre os nossos hábitos alimentares. É uma reeducação do nosso organismo, uma ajuda para percebermos quais os alimentos que não nos fazem bem e que devemos evitar no futuro.

A ideia base é: comer bem e nunca ter fome. Para isso, deve‑se seguir uma lista de alimentos saudáveis. Fazer refeições completas, com alimentos frescos (verdadeiros), que nos permitem ficar saciados mais horas. Se sentirmos fome entre refeições e sinal de que temos de aumentar a quantidade de proteína, gorduras boas e vegetais densos (que fornecem moderadas quantidades de hidratos de carbono de absorção lenta). Entre refeições, se for preciso, pode‑se e deve‑se fazer snacks, se necessário.

Es este vai ser o tempo necessário para que a mudança fique implementada. Se ao fim dos 30 dias se sentir tão bem, como nunca se sentiu, prolongue a experiência para 60 dias, vale muito a pena 😉