receitas e Conteudos

O que não vamos comer

Durante estes 30 dias de detox neste regime de inspiração Paleo, não estão incluídos na nossa lista e devemos evitar, alguns alimentos. Os alimentos “proibidos” e são aqueles que sabotam a perda de peso, criam instabilidade hormonal, processos inflamatórios e nos fazem envelhecer mais rapidamente, não deixando que os nutrientes e sais minerais sejam absorvidos no seu potencial máximo.

Eles são: 


– Lacticínios

– Cereais e falsos cereais

– Alimentos que contenham glúten

– Leguminosas

– Açúcares adicionado

– Alimentos processados

CEREAIS/FALSOS CEREAIS

Os cereais e falsos cereais**, contêm antinutrientes* e glúten (proteína inflamatória), que podem causar irritação e alteração do funcionamento do trato gastrointestinal e produzir inflamações ao longo do organismo. Todos são sementes que contêm reservas de amidos, por conseguinte HC que alteram o equilíbrio do açúcar no sangue e provocam libertação da insulina, contribuindo para a produção de reservas de gorduras. Assim estão de fora do nosso regime todos os alimentos processados à base de cereais: trigo, cevada, aveia, centeio, milho, arroz, etc; massas; pão; bolachas; bolos…

**Falsos cereais, não são da família das plantas dos cereais, mas são sementes comestíveis, como o trigo sarraceno ou bulgur, quinoa, millet…

*Antinutrientes – substâncias que impedem o organismo de absorver nutrientes que são necessários para criar auto-imunidade e manter o intestino a funcionar de forma saudável.

LACTICÍNIOS
Se pensarmos que o Homem é a única espécie que bebe leite após o período de amamentação, torna a coisa ainda mais estranha, certo? E beber leite de vaca que está “desenhado” para o crescimento de um animal de grande porte e para um crescimento rápido, ainda mais… Não é de facto um alimento interessante para nós humanos consumirmos ao longo da vida e não é uma fonte de cálcio importante, como nos tentam fazer acreditar. Em adição a esta reflexão, sabe-se que o leite de vaca e seus derivados, contêm açúcar (lactose), hormonas de crescimento, bactérias e antibióticos, que produzem uma forte resposta da insulina do sangue (processo regulador dos níveis de açúcar) e são responsáveis por processos inflamatórios e alergénicos no nosso organismo. Dito isto, neste regime estão OUT: leite, queijo, iogurtes, netas… a única excepção é a manteiga que deve ser clarificada

LEGUMINOSAS
Têm a reputação de ser saudáveis, mas pelo conhecimento empírico comum sabemos que são responsáveis por gases e inchaços, não devendo ser consumidas em grande quantidade ou numa base regular. Assim como os cereais, as leguminosas também têm na sua composição antinutrientes**. Mesmo fazendo a demolha, germinação ou fermentação, são difíceis para o corpo digerir e não ajudam à tarefa da absorção dos nutrientes. Desta forma estão OUT (queremos durante estes 30 dias o organismo a absorver a maior quantidade de nutrientes possível)!


(Atenção ao amendoim que é uma leguminosa. O feijão verde e as ervilhas tortas, podem ser considerados mais legume que leguminosa e estão IN)

Agora vamos à terrível realidade… falar sobre o AÇÚCAR!

Eliminar todo o açúcar da nossa alimentação é tarefa impossível. Todos os Hidratos de Carbono existentes nos vegetais e frutas, são essencialmente açúcares. Do ponto de vista de saúde e para perder peso, o que necessitamos é de eliminar açúcares simples adicionais/adicionados à nossa alimentação. Açúcar é açúcar, e todos os tipos de açúcar incluindo o mel de boa qualidade, produzem uma resposta de insulina no sangue.

Mas afinal o que é a insulina?

 É a forma que o nosso organismo tem de transportar o açúcar para dentro das células (necessário para o seu funcionamento). Sim as células precisam de açúcar para funcionarem, a questão é como é que vai ser fornecido esse açúcar? 
Quando se consomem açúcares simples (ex: açúcar branco, que existe nos doces, chocolates, bolos, etc), o organismo recebe uma quantidade elevada e de uma só vez. Tem de produzir também quantidades elevadas de insulina (o que ao longo da vida e neste registo, não é benéfico e traz grandes complicações ao organismo). ler mais aqui:
http://www.vivasaudavel.pt/pt/baixo-indice-glicemico/

Quando os açúcares ingeridos são em forma de hidratos de carbono complexos, a digestão transforma o açúcar de forma lenta, a quantidade que passa para o sangue é pequena de cada vez e a quantidade de insulina também.