Na nossa gastronomia, a maioria das receitas mais tradicionais, vão de acordo com o regime paleo. Tratam-se de receitas com base em produtos frescos, proteína, gorduras boas e legumes sasonais. O peru recheado de Natal é um prato delicioso e saudável.
Vou mostrar-vos como é fácil ter um peru assado suculento, com pele crocante e muito delicioso. Aproveitem nesta semana a baixa do preço dos perus e experimentem. Se acharem muito grande, podem sempre cozinhá-lo e convidar amigos, ou congelar em vários “kits” (carne+recheio+molho) e ir usando para refeições ao longo do mês.
Ingredientes:
-Peru de cerca de 6kgs
-Para colocar o perú de molho: 1 laranja+1 tangerina+1 limão
-Miúdos do perú (normalmente o peru traz um saquinho com o coração, fígado e pescoço. Não deitem fora, faz o molho delicioso!)
O Recheio
-1 cebola roxa picada
-Azeite qb
-500g de carne de porco+5 corações de galinha+3 salsichas de porco (pedir no talho para picar tudo junto, vai ser a base do recheio)
-1 frasco de azeitonas recheadas com amêndoas
-Sultanas qb (se não gostarem podem trocar por arandos secos, ou simplesmente não utilizar)
-Noz moscada e pimenta preta moída qb
Base de vegetais para assar com o peru (base do molho)
-2 cenouras
-1 cebola
-1 alho francês
-2 talos de aipo
Para barrar e temperar o peru
-3 colheres de sopa de manteiga amolecida
-2 dentes de alho picados
-sumo de meio limão
-ervas frescas: alecrim, tomilho (picadas)
-flor de sal qb
Procedimento:
1.Deixar o peru de molho (de véspera), num alguidar, com a laranja, tangerina e limão fatiados (espremer com as mãos e deixar a água aromatizada). Este procedimento serve para deixar a carne do peru mais suculenta.
2.Fazer o recheio (pode ser de véspera também), saltear a cebola picada em azeite. Adicionar a mistura de carne de porco, miúdos e salsichas (tudo picado) e cozinhar com a cebola já amolecida. Juntar um pouco de vinho branco (o não. o alcool vai evaporar, deixando só o aroma agradável), as azeitonas recheadas cortadas e as sultanas (ou não). Cozinhar bem, juntar um pouco de noz moscada e pimenta preta moída no momento. Provar e rectificar temperos (não usei flor de sal, porque as azeitonas já são salgadas). Reservar até ficar frio (ou guardar no frigorífico para usar no dia seguinte).
3.No dia seguinte do “banho” do peru, retirá-lo e deixar escorrer toda a água. Se necessário secar o interior com papel de cozinha.
4.Cortar os vegetais e colocar na base do tabuleiro. Juntar o pescoço e miúdos que vinham no saquinho, juntamente com o peru.
5.Colocar o peru em cima dos vegetais. Rechear as duas cavidades do peru [zona do pescoço e barriga] ou só a zona do pescoço. Normalmente recheiam-se ambas, mas existe a teoria que para o ar circular e cozinhar a carne de forma mais suculenta, é mais eficiente encher-se a barriga com ervas (tomilho limão, alecrim e louro) e citrinos, e rechear apenas a zona do pescoço. O recheio que sobrar pode ser colocado num pirex e ser levado ao forno para dourar. Se optarem por encher ambas as cavidades, será importante cozerem a pele do peru com linha, de forma a que o recheio da barriga não saia [é uma operação para a qual tenho pouco jeito, como podem ver pelo video… a costura não é o meu forte 😉 ]. Ambos procedimentos resultam e os resultados ficam igualmente saborosos.
6.Prepara-se uma manteiga aromatizada com ervas, alho e sumo de limão, para barrar toda a pele.
7.De seguida leva-se o peru ao forno (as primeiras horas, coberto com papel de alumínio e a última hora destapa-se). Faz-se o cálculo de 30 minutos de forno para cada 1 kg de ave. Neste caso eram 6kgs de peru e assou 3h (2h tapado e 1h destapado) a 180ºC.
8. Ao fim de 3h, retirei o peru assado do forno e deixei a descansar no prato de servir (pelo menos 1h).
9.Molho: usei os legumes e sucos do tabuleiro, para fazer o molho. Passei tudo por um passador e recolhi o líquido dourado. Coloquei num tachinho ao lume e deixei reduzir para metade, de forma a ficar mais espesso. Provei e rectifiquei os temperos.