Sabiam que a especiaria que compramos praticamente em todos os supermercados com o nome Canela, não é a canela verdadeira?
A canela verdadeira, é retirada da planta Cinnamomum zeylanicum ou “canela do Ceilão” é originária do Sri Lanka, Índia, Madagascar, Caraíbas e Brasil. Tem propriedades nutritivas e medicinais benéficas, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue. A especiaria é retirada da zona interna dos troncos e enrola-se em várias camadas. é clara e produz um pó fino. Tem um aroma e sabor muito agradáveis e intensos.
A canela “falsa”, que a maior parte de nós conhece, é extraída de planta Cinnamomum aromaticum ou cassia. É originária da China, Vietname, Coreia e Japão. Apresenta-se como uma só casca enrolada, bastante dura e mais escura, mas com sabor semelhante à “verdadeira”. Esta é mais abundante e torna-se mais económica, daí ser facilmente encontrada e comercializada. No entanto esta Cassia contém uma substância chamada cumarina, que pode ser tóxica, quando ingerida em quantidade ou por pessoas que tomam regularmente aspirina (uma vez que a cumarina é anti-coagulante).
Quando procurar canela no seu supermercado veja a origem ou a espécie, para se certificar de que compra um produto com mai0r qualidade 😉
Imagem: nutritionfacts.org