receitas e Conteudos

Caril Thai com noodles de Konjac

SAMSUNG CSC

Este é um dos pratos assinatura do restaurante cá de casa, tão fácil, rápido e saboroso, que nem vão acreditar! Aviso que é moderadamente picante e não é kids friendly, mas sabe tão bem e aquece a alma, que vale mesmo a pena experimentar.

O caril Tailandês é normalmente uma pasta de ervas e especiarias muito aromática e pode ser verde ou vermelha, consoante os ingredientes que a constituem. O caril vermelho é o meu preferido, acho-o mais equilibrado que o verde e embora seja muito picante, sinto-o menos agressivo. Tem na sua composição pimento vermelho, alho, citronela, chalota, galanga, lima kafir, cominhos, e sementes de coentros e curcuma. Esta pasta encontra-se em vários supermercados, embalada em vácuo e depois de aberta tem de ser conservada no frigorífico (ter em atenção os rótulos para perceberem se os ingredientes são todos paleo aproved. Esta é da marca Aroy-D).

IMG_6924IMG_7815

1926856_10154233317344206_2058719259949496633_n

A forma de cozinhar este caril faço-a quase sempre com o mesmo procedimento, o que vão variando são os vegetais e a proteína.

Uso muitas vezes salmão, camarões ou frango (em cubos ou picado) como proteína base e os legumes são basicamente o que houver no frigorífico…

Ingredientes para Caril Thai com noodles konjac:

1 c.sopa Óleo de coco

1 talo alho francês picado

1 c.sopa de pasta de caril vermelho

vegetais vários (abóbora, pimento laranja, brócolos…)

200g Salmão

100g Camarão

200g leite de coco

toppings: amendoa laminada torrada, lascas de coco torrado, pistácios

Massa konjac (1 embalagem)

SAMSUNG CSC

Começo por aquecer a frigideira com uma colher de sopa de óleo de coco. Coloco o alho francês cortado em tamanho pequeno. Deixo fritar um pouco. Junto os outros vegetais partidos e vou misturando para que cozinhem uniformemente.

SAMSUNG CSC

Junto a pasta de caril, misturo. Junto o camarão e o peixe, misturo. Junto o leite de coco e misturo bem. Se houver necessidade adiciono um pouco de água quente. Deixo o peixe cozinhar. No final, junto flor de sal a gosto.

FullSizeRender (17)FullSizeRender (16)

Retiro do lume e sirvo sobre a massa de konjac e coloco no final os toppings (amêndoas lamidas, pistácios, cebola frita, lascas de coco,…).

O que é o konjac? Um tubérculo que funciona como fibra no nosso organismo, uma vez que os hidratos de carbono são de cadeias muito longas e o nosso organismo não tem capacidade de os metabolizar. Estes noodles são 100% konjac e encontram-se nos supermercados chineses do Martim Moniz. Basta tirar da embalagem, desenrolar a massa, passar por água quente, para os aquecer e estão prontos a servir. São noodles com pouco ou nenhum sabor, a ideia de os utilizar prende-se com a textura a absorção do molho do prato. Assim, se os utilizarem, não usem em seco, mas a fazer de “cama” para pratos como algum molho e muito sabor (como é o caso deste caril caldoso).

SAMSUNG CSC