Já fui muito, mas mesmo muito gulosa. Tenho até vergonha de confessar o que comia e com o que me deliciava. Coisas mesmo más, que “entopem” veias e disparam a insulina para valores vergonhosos! Mas sinto-me cada dia mais curada. Hoje é raro apetecer-me algo doce e se provo, fico rapidamente enjoada. Isto deve-se essencialmente à forma como me alimento e a ter retirado certos ingredientes do meu dia a dia. Mas nas noites invernosas, frias e com chuva ou vemos um filme, ou os mais pequenos pedem para irmos para a cozinha fazer algo guloso, juntos.
Este foi o resultado de hoje. Um bolo fresco, alimonado, equilibrado nos nutrientes, ingredientes adaptados ao nosso estilo de vida: escolha do tipo de adoçante, farinhas melhores e ingredientes que ajudem a baixar a carga glicémica.
Saiu um bolo de limão e sementes de papoila, versão mais saudável… (como ando muito preguiçosa com pesagens, foi tudo medido a copos e colheres)
Ingredientes:
4 c.sopa de manteiga amolecida (ou óleo de coco)
1 copo de açúcar de coco
zest de dois limões
3 ovos
1 c.chá baunilha liquida
1/2 copo de leite de aveia
sumo dos 2 limões
1 copo de farinha de amêndoa
3/4 copos fubá de mandioca (farinha de mandioca muito fina)
1/4 copo de linhaça dourada em pó
1/2 colher de chá bicarbonato
1/2 c.chá de fermento royal
1/2 c.chá flor de sal
1c.sopa de sementes de papoila
Procedimento:
1.Com a ajuda de uma batedeira, bater a manteiga com o açúcar de coco. Juntar as zests do limão, os 3 ovos (um a um). Juntar a baunilha. Misturar tudo bem.
2.À parte noutro recipiente, juntar o leite de aveia e sumo de limão. Deitar aos poucos na mistura anterior e deixar que incorpore bem.
3.Juntar noutro recipiente todos os elementos secos e deitar às colheres para a mistura da massa.
4.Colocar a massa homogénea numa forma de silicone e levar ao forno a 180ºC, cerca de 30-45 min.
—————————————————————————————————————
Manteiga- é uma gordura boa, rica em ómega 3 (possui efeitos anti-inflamatórios). Preferir manteiga de animais de pasto (Manteiga dos Açores).
Fubá de mandioca – farinha de mandioca, muito fina (é tubérculo, não é cereal), HC mais interessante, denso em nutrientes.
Açúcar de coco – tem uma composição nutricional superior a qq outro adoçante. Contém zinco e diversos minerais (potéssio, ferro, fosfat), vitaminas do complexo B, flavonóides e antioxidantes. Tem mais baixo índice glicémico (<mel), sendo metabolizado de forma mais suave no organismo (sem elevar os níveis de glicose no sangue).
Linhaça dourada em pó – excelente fonte de ómega 3 e 6, fibras e vitaminas. Considerada um alimento funcional muito nutritivo. Consumida juntamente com HC, ajuda a baixar ainda mais a sua CG, pois retarda a sua absorção, tornando os HC com propriedades semelhantes a HC complexos.
Ovo– (biológico, tipo 0) é um alimento proteico muito completo a incluir na alimentação diária.